sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

COMECE POR AQUI

COMECE POR AQUI

Um livro cativante e repleto de novidades. Um livro para artistas. A capa do livro já é bem sugestiva, traz uma ilustração de um labirinto, exata representação de como nos sentimos quando estamos atormentados por muitas atividades que acabam sufocando nossa criatividade. A proposta é sair do labirinto que nós mesmos criamos.
Não há uma única página que não seja interativa. Ele tem uma temática de incentivo a iniciar ou retomar projetos. “O truque para começar é parar com o papo furado e começar a fazer”. Às vezes ficamos presos naquele ciclo vicioso de começar sempre na segunda feira e acabamos por adiar projetos importantes e pior, engavetando outros tantos!
 

Desengavetar esses projetos e de uma maneira leve, divertida é a principal proposta desse livro. Devemos evitar correr o risco de se “viciar” em arrumar novas atividades e ficar vendo as ideias irem e virem. O primeiro passo parece ser admitir que um “start” precisar ser dado. Assumir os porquês. O que tanto tememos? O fracasso? Não alcançar as expectativas esperadas? Expectativas de quem? O fato é que transformar ideias em realidade não é fácil.

É trabalhoso acumular o trabalho, ainda mais o trabalho criativo. Por isso esse livro é tão interessante, ele traz uma série de propostas, técnicas e truques para se “reencorajar” e conseguir transformar as ideias em realidade. É PRECISO PERDER O MEDO DA PAGINA EM BRANCO.
Procrastinar é fácil. O contrário é difícil. A proposta é tornar a decisão de sair da estagnação também se tornar um hábito. Atitude positiva também conta e o livro nos relembra que um dos principais motivos para se abandonar projetos é o pensamento negativo. Ou seja, pensar demais se torna um perigo! O livro também traz frases bem positivas, tais como:
“POSSO ACEITAR O FRACASSO,
TODO MUNDO FALHA EM ALGUMA COISA.
MAS NÃO POSSO ACEITAR NÃO FAZER UMA TENTATIVA”. (Michael Jordan)
“O FUTURO QUE VOCÊ VÊ
É O FUTURO QUE VOCÊ TEM” (Robert G. Allen)
Você deve se perguntar: “O que está me impedindo de começar um projeto”? Pode-se até fazer uma lista, para dar uma visão geral da situação. Apreciei as propostas que levam o leitor para o futuro e para o passado, dando uma visão global do que aconteceu e do que se pode mudar.
Uma lista de regras para deixar de procrastinar:
1 – Não tenha medo de fracassar
2 – Admita quando você estiver procrastinando
3 – A procrastinação engole seu tempo livre
4 – ter uma porção de objetivos menores é melhor do que um grande
5 – Fazer alguma coisa é melhor do que não fazer nada
6 – Quanto antes você der o primeiro passo, mais cedo começará a andar
7 – Hoje era o amanhã de ontem.

“O TRUQUE PARA COMEÇAR
É PARAR COM O PAPO FURADO
E COMEÇAR A FAZER” (Walt Disney)

Mandei o desafio pra um amigo e ele aceitou.
 


E você, vai começar quando? Vai começar por onde?

Abraços literários e bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário